terça-feira, 28 de outubro de 2014

Por que desvendar o Direito? Qual a importância do Direito?

A maioria das pessoas tende a acreditar que o Direito é muito difícil, chato e distante, que é um conhecimento reservado às pessoas que usam terno e gravata, beca e toga. Com esse pensamento, acabam por acreditar que é um conhecimento que não lhes interessa.

Esse pensamento é um grave engano e traz sérias consequências à vida da sociedade. A falta de conhecimento do Direito leva as pessoas a serem enganadas por políticos, faz com que as empresas prestem serviços sem qualidade, facilita a vida dos corruptos e estelionatários.



Poucas pessoas se dão conta de que o Direito está em cada momento da vida delas. Para começar, o próprio fato de estarem vivas já tem a operação do Direito, pois a Constituição brasileira garante a todos os brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do Direito à vida. Quando usam energia elétrica e água em casa, transporte público para ir a qualquer lugar ou compram qualquer coisa estão sob a proteção do Direito do Consumidor. Até a vida em família é regulada pelo Código Civil. Eu poderia citar outros vários exemplos, mas acho que já deu pra entender a ideia, né?Portanto, não adianta tentar fugir, o Direito, ainda que não saibamos, faz parte das nossas vidas.

Apesar disso, é impressionante como a maioria dos brasileiros não entende "as coisas" do Direito que fazem parte das nossas vidas. Sempre cito como exemplo clássico a dificuldade que as pessoas têm de saber o que é o Ministério Público (MP). Apesar de todo dia os jornais noticiarem que o Ministério Público denunciou alguém, muitas pessoas não entendem quem denunciou quem. Uns confundem o MP com os ministérios da presidência (Ministério da Fazenda, Ministérios da Saúde, Ministério da Educação, etc), outros confundem o Ministério Público com a Defensoria Pública e por aí vão as confusões(o que é o Ministério Público será tema de outra postagem, mas só pra não ficarem sem resposta, o ministérios público é o que conhecemos como "promotoria"). E essa falta de conhecimento não está restrita às pessoas de baixa escolaridade, muitos universitário, empresários e até mesmo pessoas com nível superior têm dificuldade de entender os conceitos do Direito.

Logo, para que possamos viver melhor em sociedade, nos proteger daqueles que tentam nos enganar e saber o que podemos e não podemos exigir, é necessário desvendarmos o Direito.

Espero que vocês gostem do material que será postado. Estamos abertos a sugestões. Fiquem à vontade para comentar, criticar e sugerir.

Forte abraço e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...